“Só se protege aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece.”
Jacques Costeau
Tanto  a família como a escola tem a responsabilidade de participar da  construção de valores básicos da consciência cidadã da criança, para que  ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à  preservação e desenvolvimento sustentável da Terra. 
“Tudo  que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma  planta, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Tudo o que vive precisa  ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser  continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da  carícia e da convivência”. (BOFF, 1999).
Nossa  equipe expôs, durante o Centro de Estudos, preocupação com o descaso da  comunidade em relação ao lixo produzido e as conseqüências negativas  que esta postura vem ocasionando. Por isso resolvemos realizar um  trabalho voltado para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Optamos  então pela educação ambiental como conceito transversal aos diálogos  familiares e educacionais. Através dela, desejamos fazer com que cada  morador conheça o meio ambiente em que vive e crie vínculos  emocionalmente positivos com a preservação de sua comunidade e a  sobrevivência da Terra, pois somente assim ele passará a se preocupar  com o destino do lixo produzido por ele, assumindo a responsabilidade  pela sua redução, reutilização e reciclagem, além do cuidado de sua  residência, seu local de trabalho, estudo ou lazer.




