21 de set. de 2011

Projeto Pedagógico Anual

“Só se protege aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece.”
Jacques Costeau
Tanto a família como a escola tem a responsabilidade de participar da construção de valores básicos da consciência cidadã da criança, para que ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra.
“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Tudo o que vive precisa ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência”. (BOFF, 1999).
Nossa equipe expôs, durante o Centro de Estudos, preocupação com o descaso da comunidade em relação ao lixo produzido e as conseqüências negativas que esta postura vem ocasionando. Por isso resolvemos realizar um trabalho voltado para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Optamos então pela educação ambiental como conceito transversal aos diálogos familiares e educacionais. Através dela, desejamos fazer com que cada morador conheça o meio ambiente em que vive e crie vínculos emocionalmente positivos com a preservação de sua comunidade e a sobrevivência da Terra, pois somente assim ele passará a se preocupar com o destino do lixo produzido por ele, assumindo a responsabilidade pela sua redução, reutilização e reciclagem, além do cuidado de sua residência, seu local de trabalho, estudo ou lazer.