20 de set. de 2011

Projeto: Deixa a Campos da Paz Falar


PROJETO CARNAVAL
“DEIXA A CAMPOS DA PAZ FALAR"
Apresentação do projeto:
       O carnaval surgiu no início do século 20, quando os ranchos, desfiles de máscaras e fantasias em carros enfeitados pela avenida, já estavam mais que estabelecidos no Rio de Janeiro pelas sociedades. Só participavam dos desfiles aqueles que podiam comprar fantasias para o evento, sempre muito caras.
Por isso, os pobres brincavam em outros bailes, semelhantes aos da nobreza, mas com muito menos luxo. As fantasias eram imitações mais baratas, e a música, uma grande e empolgante batucada. Um dos principais lugares em que aconteciam essas festas era a Praça Onze, no bairro do Estácio, bem perto do local onde hoje fica o Sambódromo do Rio de Janeiro.
Foi então que os carnavalescos do Estácio resolveram se organizar, à semelhança da forma como faziam os ricos. Em 1929, fundaram a Deixa Falar, a primeira escola de samba de que se tem notícia. A partir daí, eles passaram a escolher todo ano um tema que definiria as fantasias e a música, como acontece com os sambas-enredo que temos hoje.
Como a creche está inserida na comunidade que originou o Carnaval no Rio de Janeiro, temos como proposta, de forma lúdica, resgatar um pouco da história do carnaval levando as crianças a se reconhecerem como sujeitos integrantes e ativos desse processo cultural e social.

Objetivos:
·         Possibilitar a exploração e a expressão das diferentes formas de linguagem ( corporal, oral, escrita , musical e artes plásticas, matemática);
·         Explorar os múltiplos usos das funções da língua oral e escrita;
·         Utilizar os registros de atividades em exposição nas salas para apreciação dos trabalhos;
·         Promover e valorizar produções gráficas e artísticas das crianças
·         Estabelecer algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, como contagem e relações espaciais;
·         Apresentar uma postura investigativa em relação ao mundo social;
·         Promover atividades possibilitando a experimentação, assim como a expressão de opiniões e o conhecimento acerca de temas culturais;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interação;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas danças;
·         Ouvir, perceber e discriminar diferentes ritmos e produções musicais;
·         Brincar com a música;
·         Possibilitar interação com os outros e ampliar o conhecimento do mundo por meio da música;
·         Apresentar diferentes manifestações culturais;
·         Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
·         Ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.