3 de nov. de 2011

"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)



Receber uma criança na creche portadora de deficiência auditiva deu um friozinho na barriga... É uma grande responsabilidade, angustia...
Assim foi com Flávia, dividimos responsabilidades, ansiedades, medos, angústias e partimos para o desafio!
Procuramos não reduzir sua deficiência, pois apesar de suas características peculiares, Flávia tem personalidade e carregava uma história e experiência que a torna única.
Começamos um trabalho com Libras com a turma de Flávia. Nesse sentido, percebemos como o espaço educativo onde podem ocorrer as interações que, quando positivas, favorecem o processo ensino-aprendizagem. As mudanças foram acontecendo. As interações foram ocorrendo, envolvendo as Agentes, Professora Articuladora, direção, pais e turma em geral. Destacamos como relevante, a dedicação das Agentes, principalmente Bete. Sua sensibilidade e compromisso tornaram a inclusão em algo que vem emocionando a todos.
A FLÁVIA irritada e agressiva do início está se transformando. Não usa mais fraldas e até conta histórias (o vídeo é de emocionar!). Percebemos que vem adquirindo auto estima e se relacionando melhor com os coleginhas do Maternal II, EI 31.
O sorriso franco e contagiante de Flávia ilumina a creche, dando-nos a certeza que sua inclusão no ambiente educativo, com as condições de acessibilidade, possibilitará o preparo para inserção nos espaços sociais.
A inclusão é extremamente favorável á eliminação de posturas excludentes, pois a partir da convivência na heterogeneidade, as crianças aprendem, desde cedo, a não descriminar.